Corel X Illustrator – Dsigner Treinamentos
Qual o seu maior medo?
12 de dezembro de 2020
Diferença entre Vetor e Bitmap
13 de dezembro de 2020

Ambos são poderosos e tem a mesma finalidade, porém, com características diferentes entre si – o que não os tornam melhores nem piores uns com os outros. Mas, vamos pontuar algumas diferenças:

COREL: O REI DA PRATICIDADE

Por ser um software mais antigo, ele é amplamente utilizado em gráficas e muito bem alinhado à equipamentos de impressão e plotagem. Além disso, a ferramenta possui uma interface super amigável e muitos recursos e atalhos práticos, principalmente para as vetorizações e na hora dos fechamentos de arquivo.

É excelente para quem muita pressa em entregar layouts criativos e profissionais, com agilidade e eficiência.

Uma outra vantagem, é que exige menos hardware, ou seja, você pode ter um PC mais modesto.

DESTAQUES NEGATIVOS: Os principais pontos negativos é que não ser a melhor ferramenta para que gosta de ilustrar e desenvolver projetos com detalhes de sombras, efeitos e pinturas.

Outro ponto bem chato é demonstrar mais travamento ao longo do trabalho. A grande dica é ir salvando sempre tudo que estiver fazendo e setar bem os salvamentos de segurança.

ILLUSTRATOR: O REI DA SOFISTICAÇÃO

Essa ferramenta é da família do Photoshop, o que facilita muito para quem já está acostumado com as interfaces da Adobe. Possui recursos muito úteis como os painéis móveis, o que possibilita personalizar a interface.

Seus recursos artísticos são extremamente detalhados e com muitas funções – o que possibilita trabalhar artes finais super complexas, com detalhamento de sombra de ótima qualidade, efeitos, recursos 3D, etc, o que o torna uma ferramenta de performance detalhada – por isso é tão exigido em agências de publicidade.

O principal destaque positivo fica no travamento da ferramenta, o que é quase raro. o que evita, que o usuário perca trabalhos executados.

DESTAQUES NEGATIVOS: Trabalha com muitas camadas e recursos na tela, não sendo tão intuitivo e seu uso é um mais complexo. Exige um computador mais potente e pode deixar a desejar com projetos gráficos grandes, pois, ele não conta com imposição de imagens, entre outros.

AFINAL, QUAL DEVO ESCOLHER ESTUDAR?

Infelizmente essa resposta é o enigma da humanidade, assim como comparar 2 super heróis da Marvel e dizer quem é melhor!!! Tudo depende da sua prioridade. Precisa executar projetos e layouts mais rapidamente, nunca usou nenhuma ferramenta de design gráfico, vai precisar fechar muitos arquivos ou trabalha com máquinas de impressão? Então você deve partir para o Corel. Já se você ama criar ilustrações detalhadas, com layouts minuciosos, cheios efeitos e já está habituado com outras ferramentas de design gráfico você deve partir para o Illustrator.

Um outro ponto que deve pensar é na compra do software. Se você utiliza outras ferramentas Adobe, vale seguir com o Illustrator que já faz parte do mesmo pacote de assinatura da Adobe. Já o Corel é de outra empresa, com compra de licença por PC e atualmente, também pode ser adquirida por mensalidade.

VANTAGEM DE SABER AS DUAS: Pelo mercado exigir as duas (cada empresa usa uma), muitos preferem aprender as duas e obter o leque de aprendizado amplo para evitar perder mercado de trabalho.

É sim possível executar trabalhos incríveis em ambas. Cada pessoa se adequa mais em uma ferramenta do que na outra, se você aprender as duas vai poder desenvolver os trabalhos de acordo com as facilidades de cada ferramenta!

Gostou dessas dicas? Seja qual for a ferramenta mais indicada para você, nós temos o treinamento perfeito para que saia pronto para utilizá-las com perfeição!

Os comentários estão encerrados.